Está aqui

Alunos portugueses em grande destaque nos Jogos da FISEC 2022

Main menu

Alunos portugueses em grande destaque nos Jogos da FISEC 2022

Cerca de 60 jovens representaram o Desporto Escolar português nos FISEC GAMES 2022, que decorreu na cidade de Klagenfurt (Áustria), de 23 a 29 de julho.

 

Portugal foi representado por 57 jovens, distribuídos por 5 equipas, a saber:

  • Basquetebol (masculino), com o AE Rocha Peixoto (CLDE Porto) 
  • Basquetebol (feminino), com o AE de Ponte de Lima (CLDE Viana do Castelo)
  • Futsal (masculino), com o AE Vila Real de Santo António (DSR Algarve)
  • Voleibol (masculino), com o AE Henrique Nogueira (CLDE OESTE)
  • Voleibol (feminino), com o AE Madeira Torres  (CLDE OESTE)

A participação portuguesa obteve excelentes resultados, tendo os desempenhos individuais e coletivos sido considerados, globalmente, de grande qualidade. Desde cedo os nossos jovens, enquadrados pelos respetivos professores, souberam distinguir-se pelo seu empenho, dedicação, espírito desportivo e excelente capacidade de superação. 

 

Para além do desempenho desportivo, de destacar o excelente espírito de amizade e de entreajuda, o fantástico comportamento ético e de fair play revelada pela comitiva portuguesa. Neste âmbito, inclusivamente, a jovem Matilde Cerqueira, do AE Ponte de Lima e o Fisioterapeuta André Refacho, foram distinguidos na cerimónia de encerramento, com o prémio de Fair Play, pela postura de permanente colaboração, respeito e atitude de respeito para com os demais intervenientes nos Jogos FISEC.

  

No último dia dos Jogos, todas as equipas portuguesas estiveram a disputar jogos decisivos e de acesso aos lugares do pódio, algo que poucos países se podem vangloriar. 

 
No Voleibol masculino, o Agrupamento Escolar Henrique Nogueira (CLDE OESTE), disputou a equipa Francesa, o jogo que dava acesso ao 3º lugar do pódio, tendo o resultado final ditado a derrota por 0-3. Deste modo os rapazes da "Henrique Nogueira", acabaram por ficar no 4º lugar. No Basquetebol masculino, o Agrupamento Escolar Rocha Peixoto (CLDE Porto), acabou por ficar no 4o lugar, uma vez que no jogo decisivo o resultado final foi, Portugal 34 Itália 53. Nestes dois jogos a fadiga tomou conta dos nossos jovens, não obstante, empenharam-se de forma fantástica e dignificaram fortemente o país. 
 
Entretanto, a disputar as finais, tivemos três equipas. No Voleibol feminino, as meninas do Agrupamento Escolar Madeira Torres foram derrotadas pela equipa da Bélgica Flandres, uma das favoritas do torneio, por 1-3. No Basquetebol feminino, a equipa portuguesa, Agrupamento Escolar Ponte de Lima, também jogou a final com Bélgica Flandres, cujo resultado foi a derrota 37-72. Deste modo, nestas duas modalidades, Portugal conquistou o título de vice-campeãs.  
 
Apesar da derrota nestes dois jogos, o 2o lugar conquistado pelas duas equipas portuguesas, evidencia um percurso notável de entrega, esforço e espírito desportivo.  
 
Por fim, temos a equipa do Agrupamento Escolar AE Vila Real de Santo António (CLDE Algarve) que conquistou 1o lugar no Futsal masculino!
 
Os alunos de Vila Real de Santo António, foram CAMPEÕES, jogando a final com a Áustria, vencendo categoricamente por 9-2. Percurso fantástico desta equipa.

De acordo com os elementos que chefiaram a delegação Portuguesa, na circunstância o Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Rui Carvalho, o "balanço global é excecional e todos, alunos e professores, estão de parabéns, pelo excelente trabalho levado a cabo ao longo do ano letivo", O mesmo responsável assinalou que depois de dois anos condicionados por causa da pandemia, "o desempenho revelado pelas equipas escolares presentes nestes jogos, comprovam a qualidade do trabalho que é desenvolvido no âmbito do Desporto Escolar, nas escolas, de norte a sul do país". 

A edição de 2022, dos jogos FISEC, reuniram jovens (raparigas e rapazes), nascidos em 2005, 2006 e 2007, oriundos da Alemanha, Áustria, Chile, Flandres, França, Hungria, Holanda, Irlanda, Itália, Malta, Palestina, Portugal,  República Checa e Roménia, sendo que as competições decorreram nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futsal, Natação, Ténis de Mesa e Voleibol. 

 

Os jogos em causa são organizados pela FISEC, instituição que reúne todas as entidades nacionais que promovem o Desporto Escolar, sendo Portugal membro efetivo daquela organização.