Dia Europeu do Desporto na Escola

Dia Europeu do Desporto na Escola

DIA EUROPEU DO DESPORTO NA ESCOLA - 30 DE SETEMBRO DE 2022

Dia Europeu do Desporto na Escola está integrado na Semana Europeia do Desporto, que se realiza na última semana de setembro. Esta iniciativa iniciou-se em 2015 e teve como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, através da realização de um conjunto alargado de atividades dirigidas a toda a população, independentemente da idade ou do nível de preparação física.

Neste contexto, os alunos em idade escolar representam um segmento especialmente importante na promoção da atividade física e do desporto, tendo em conta que é nesta etapa da vida que as crianças e os jovens adquirem as bases da sua literacia motora e adotam hábitos de vida saudáveis. Por esta razão, a Semana Europeia do Desporto em Portugal tem um dia reservado exclusivamente para as Escolas, o Dia Europeu do Desporto na Escola, a exemplo do que acontece em 42 países.

Em 2022, este dia irá ser celebrado no dia 30 de setembro (6ª feira).

O envolvimento no desporto e atividade física encontra-se num mínimo histórico. Em muitos Estados-Membros, esta é uma tendência que se está a agravar tanto em jovens como em adultos. Não é apenas a saúde e o bem-estar das pessoas que estão em risco, mas também a nossa sociedade e a economia em geral.

Inspirar a sua comunidade escolar a ser ativa (#BeActive) pode ajudar a reverter estas tendências alarmantes. E qualquer um pode fazê-lo, independentemente da idade, do contexto ou da condição física. Salte, dance, nade, corra... mexa-se! Por isso, faça com que a sua escola seja ativa (#BeActive) durante pelo menos 120 minutos!

Pretende-se que cada Escola tenha autonomia para construir o seu plano de atividades para este dia. Deve também divulgar amplamente o mesmo, dispondo para esse fim dos recursos gráficos disponíveis no site do evento (http://www.essd.eu/pt-pt/). Para além das escolas também se pretende envolver encarregados de educação e entidades da Educação e do Desporto, tais como Clubes, Coletividades, Federações Desportivas e Autarquias locais, cuja presença demonstre a importância do Desporto no Sistema Educativo. A organização é voluntária e requer o apoio de escolas e comunidades locais. As escolas participantes farão parte do movimento #BeActive, promovido pela Comissão Europeia.

Este ano, o tema associado ao Evento é “Green in Sport – Desportos na Natureza”. Assim, para além da promoção das atividades do Desporto Escolar, integrantes do Projeto Educativo, lançamos o desafio às escolas de se associarem a este dia incentivando, também, a exploração dos espaços verdes dentro e/ou fora do recinto escolar através atividades como caminhadas e/ou passeios de bicicleta, integrando atividades com recolha do lixo, reciclagem ou de promoção do ambiente, bem como, jogos desportivos ao ar livre, transporte ativo, entre outras iniciativas.

Para a participação, as Escolas/Agrupamentos de Escolas (AE) devem proceder ao seu registo na plataforma Europeia do evento http://www.essd.eu/pt-pt/ e, no final da atividade (após dia 30 setembro), submeter um relatório sucinto.
Mais esclarecimentos podem ser obtidos através de diaeuropeu@dge.mec.pt

Ficheiros e documentos de apoio:

Dia Europeu do Desporto na Escola - Orientações 2021 (versão portuguesa) - pdf