Semana Nacional de Formação

Semana Nacional de Formação

O Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021/2025 (PEDE), define as orientações para a realização dos Projetos (Complementares, DE Competição e Valorização) que irão contribuir para a melhoria da literacia física dos alunos, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde e da Resolução da Assembleia da República n.º 94/2013 (relativa à promoção do Desporto Escolar e da prática desportiva pelos jovens).

O Desporto Escolar (DE) tem o desporto como objeto da atividade, a escola como o contexto e a sua oferta desportiva organiza-se pelos seguintes níveis:

• Macro   - Desporto Escolar de âmbito Nacional e Internacional

• Meso   - Desporto Escolar de âmbito Regional /Local /Escolas de proximidade

• Micro - Desporto Escolar na “Escola” (Treino, competições interescolares, relação professor aluno…).

A execução do PDE através de projetos e ações incide de forma intencional sobre vetores estratégicos, nomeadamente a qualificação da oferta desportiva escolar, o incentivo à procura do DE, a articulação entre a atividade desportiva e a organização escolar. É através dos Projetos do Clube do Desporto Escolar que a escolas elaboram o seu plano de atividades, alinhadas com o seu Projeto Educativo e com os recursos humanos e materiais disponíveis.

Semana Nacional de Formação (SNF) é um recurso disponível para todos os docentes, consiste na realização de várias ações de formação de professores creditadas, no âmbito do treino e gestão desportiva, que decorrem em simultâneo. Para além das ações de formação, a SNF inclui a realização de seminário(s) ou Workshops com a presença de todos os participantes em temáticas que são estruturantes para o desenvolvimento do próprio Desporto Escolar.

É da responsabilidade da Coordenação do Desporto Escolar contribuir para a aquisição de competências de caráter geral e específico através da utilização de novos métodos, técnicas e conhecimentos. No contexto da Formação Contínua de Professores para os grupos disciplinares 260 e 620 a Semana Nacional de Formação é desde 2015 (é de realização anual, contando já 5 edições – Mafra, Póvoa de Varzim, Coimbra, Braga e Torres Novas) uma atividade de referência, em função da presença das diferentes Federações Desportivas e dos formadores convidados pela Coordenação Nacional do Desporto Escolar para a ações de formação, seminários e workshops temáticos.

Semana Nacional de Formação (SNF) 2022

CFOS