Nota Introdutória

Nota Introdutória

Os Campeonatos Nacionais Escolares 2018, no escalão de juvenis, realizam-se de 17 a 20 de Maio, sob a égide do Ministério da Educação, numa organização conjunta da Direção-Geral da Educação (Coordenação Nacional do Desporto Escolar), da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direção de Serviços Regional do Centro) a da autarquia de Viseu.

Na cidade anfitriã, Viseu, estarão em competição os alunos apurados nos Campeonatos Regionais das 5 Direções de Serviço das Regiões do Continente, bem como, alunos que vêm em representação da Região Autónoma da Madeira.

Este grande momento do Desporto Escolar contará com 16 locais de competição simultânea, permitindo a realização das fases finais dos quadros competitivos de 12 modalidades e 2 Projetos Complementares.

São parceiros fundamentais os Agrupamentos de Escola/Escolas não Agrupadas locais que, ao aceitarem o desafio de acolherem os participantes de várias modalidades, tornarão possível não só uma dinamização desportiva local mas também o convívio entre jovens de todo o país, segundo princípios desportivos e de cidadania, de estilos de vida saudável e da formação integral como indivíduos.

Também a autarquia, que assume o papel de coorganizador, estará fortemente envolvida e terá um papel preponderante.

Teremos ainda como apoios o IPDJ (delegação de Viseu), a Associação Zero, as Águas de Portugal, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, o Grupo Visabeira e as várias Federações.

Associado a um intenso programa competitivo haverá, ainda, lugar para os participantes desfrutarem de um programa social preparado com muitas surpresas, que se inicia com a Cerimónia de Abertura, no dia 18 de maio,  no Multiusos de Viseu.

Bem-vindos a mais uma fase final dos Campeonatos Nacionais Escolares!