Estilos de vida saudáveis

Estilos de vida saudáveis

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como um estado de completo desenvolvimento físico, mental e bem-estar social, e não simplesmente a ausência de doença. A própria definição de vida saudável inclui os passos, ações e estratégias que se adota para conseguir uma ótima saúde.Ter uma vida saudável é, então, assumir a responsabilidade pelas nossas decisões e ter o conhecimento suficiente para fazer escolhas inteligentes de saúde hoje e no futuro, isto é, ao longo da vida.

Numa sociedade cada vez mais urbana, para muitas crianças e adolescentes, a escola é o único meio para se ser fisicamente ativo, quer através da Educação Física e do Desporto Escolar, quer ainda através das simples brincadeiras no recreio. A atividade física tem um efeito benéfico na aptidão física e fisiológica e na saúde. A aptidão física e fisiológica, representando um conjunto de atributos como a força, a flexibilidade, a composição corporal ou o perfil lipoproteico, entre outros, decorre de um estilo de vida que pode afetar seletivamente o bem-estar, a morbilidade e a mortalidade, já que podem determinar os níveis de saúde. Crianças e adolescentes mais ativos têm um perfil lipoproteico mais favorável: menos colesterol total e triglicéridos. Outro importante efeito fisiológico da atividade desportiva é a indução de fatores mecânicos que controlam os processos de adaptação do esqueleto, nomeadamente o crescimento, a modelação e a remodelação óssea. Nesta circunstância, está amplamente reconhecido que a massa e a densidade mineral óssea são superiores em jovens que praticam mais atividade física. Os alunos fisicamente ativos são mais saudáveis.

A atividade física regular, englobando qualquer tipo de atividade desportiva, pode ter um efeito positivo sobre o bem-estar psicológico dos jovens, embora os mecanismos íntimos para explicar estes efeitos não estejam ainda completamente descritos. Existe uma relação positiva entre a atividade desportiva e a autoestima da criança e do adolescente, bem como existe uma associação entre a atividade física regular e a redução do stress, ansiedade e depressão.De uma forma geral, a atividade física induz emoções positivas imediatas e a longo prazo e reduz sintomas de tristeza e de humor deprimido, tornando os praticantes mais resistentes ao stress. O corpo converte-se num aliado, ajudando a promover uma relação positiva mente-corpo, potenciando uma imagem corporal mais positiva. Num contexto de cooperação e superação, a atividade desportiva aumenta a autoconfiança, permite o contacto social, cria novos contextos, novas vivências, desafios e metas. Muito relevante é ainda o desenvolvimento da perceção da competência física. Estes efeitos de natureza afetiva e psicológica decorrente de experiências positivas da atividade desportiva, tendem a aumentar a assiduidade dos alunos e o desempenho académico.Os alunos fisicamente ativos são mais felizes.

A atividade desportiva tem uma contribuição positiva para o desenvolvimento social, nomeadamente na prevenção de comportamentos antissociais nos jovens. Os melhores contextos para desenvolver competências e valores sociais são os mediados por professores com formação adequada, concentrando-se em situações que surgem naturalmente através da interação entre atividades físicas e intelectuais. A inclusão social é outro dos importantes contributos da atividade desportiva. As experiências positivas decorrentes da atividade desportiva oferecem um sentimento de pertença a uma equipa ou grupo, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento de capacidades e competências valorizadas e de redes sociais com coesão e atitude cívica. Os alunos fisicamente ativos estão mais integrados.

Para alguns pais e professores ainda não é evidente que os alunos beneficiem em termos intelectuais com a atividade física e existe a ideia de que esta pode ser prejudicial para o sucesso académico reduzindo o tempo disponível para o estudo e trabalho intelectual. A atividade física melhora a circulação sanguínea, aumentando o fluxo sanguíneo ao cérebro e os níveis de norepinefrina e endorfinas, o que pode reduzir o stress, melhorar o humor e induzir um efeito calmante pós exercício. A concentração melhora no período imediato à atividade física e o tempo de aprendizagem tende a reduzir-se com a prática regular de atividade física/desporto. O resultado conjugado destes efeitos reflete-se positivamente nos resultados escolares. Os alunos fisicamente ativos aprendem melhor e de uma forma mais rápida.

Um estilo de vida saudável deixa-nos  aptos, enérgicos e com risco reduzido para a doença , o qual depende dos hábitos/comportamentos diários. Uma boa alimentação, exercício diário e sono adequado são as bases para uma boa saúde hoje e ao longo da vida. Gerir o stress de maneira positiva, em vez de através de fumar ou beber álcool, reduz o desgaste e o desequilíbrio hormonal sempre com a finalidade de se atingir o melhor desenvolvimento físico, intelectual, psíquico e emocional dos nossos alunos.