DE Escola Ativa

DE Escola Ativa

O DE Escola Ativa surge com o novo Programa Estratégico do Desporto Escolar (PEDE) 2021-2025 enquanto oferta de atividade física estruturada e de caráter regular que visa promover um vasto leque de experiências motoras, focadas no processo de desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas, volitivas e sociais dos alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico.

Sendo o 2.º e 3.º ciclos coincidentes com períodos de grande crescimento, e nos quais se encontram enormes diferenças de maturação e desenvolvimento entre jovens, é determinante criar uma oferta alargada de atividades, que vá ao encontro das necessidades de cada aluno, nomeadamente atividades regulares não competitivas e que não promovam a especialização num desporto. O desenvolvimento do DE Escola Ativa deve estar associado aos objetivos estabelecidos pelo Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/ENA).