Patinagem

Patinagem

Matéria alternativa da disciplina de Educação Física, a Patinagem tem no Desporto Escolar o seu grande pólo de desenvolvimento em várias disciplinas quer sejam de carácter competitivo ou de demonstração.

Com provas consolidadas ao longo dos últimos anos no Desporto Escolar, a Patinagem teve a necessidade de se reger por parâmetros uniformes e que fossem ao encontro da diversidade de matérias em causa. A competição obrigou a um suporte de regras que abrangesse todas as provas e que as mesmas fossem implementadas a nível local, regional e nacional.

Neste sentido, o presente Regulamento prevê as provas de Perícias,  Corrida de Patins (em séries), Estafetas de Perseguição por equipas, Mini-Hóquei em Patins e Patinagem Artística. Fica assim, bem vincada a vertente individual, coletiva e artística nas diversas provas.

A elaboração do presente Regulamento tem uma base sustentada no conhecimento dos técnicos da Federação de Patinagem de Portugal nas diversas áreas e em documentos da própria Federação e com isto reforça-se cada vez mais a relação existente entre o Desporto Federado e Escolar. Este suporte rege-se pelo protocolo existente entre as duas entidades Desporto Escolar e Federação, concedendo assim a sua maior validade ao documento onde podemos encontrar toda a especificidade das disciplinas, provas e competição.

De acordo com o Regulamento Geral de Provas no âmbito do Desporto Escolar, os escalões etários são divididos por género, feminino e masculino.

As idades constituintes de cada escalão são:

Infantil A: 9 a 11 anos

Infantil B: 12 e 13 anos