Corfebol

Corfebol

Corfebol é um desporto coletivo praticado principalmente na Holanda, baseado num jogo sueco denominado Ringball. A modalidade, inventada em 1902, surgiu da vontade da Associação de Educação Física de Amesterdão em criar um jogo que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos e que não fosse muito dispendioso.

A ideia teve boa aceitação e a expansão da modalidade ocorreu logo após a sua apresentação. Em 1903, constitui-se a Associação Holandesa de Corfebol. Nos anos seguintes, a atividade desenvolveu-se essencialmente na Holanda junto dos mais jovens, vindo progressivamente a aumentar a sua popularidade e o número de praticantes – atualmente, são 100 mil os que praticam Corfebol na Holanda.

Em 1920, foi apresentada como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos. Nessa altura a Bélgica inicia a sua prática e devido à sua proximidade geográfica com a Holanda, depressa se desenvolveu, levando à formação da Associação Nacional em 1921. Foi novamente modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Amsterdão, em 1928. Em 1933 a modalidade sofre um novo impulso com a criação da IKF. Após a Segunda Guerra Mundial, inicia-se o processo de divulgação a nível mundial, começando pela Grã-Bretanha, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América e Austrália. O número de países praticantes tem vindo a aumentar progressivamente. Atualmente os países de Língua Portuguesa que praticam Corfebol são Portugal e Brasil.

O início do Corfebol em Portugal remonta a 1982. Nesse ano foi realizada uma ação de divulgação de Jogos Tradicionais em que foi apresentada a modalidade. Só no ano de 1985 foi realizada, no ISEF de Lisboa (atualmente a Faculdade de Motricidade Humana), a primeira ação de formação especificamente sobre Corfebol. É criado o primeiro núcleo da modalidade com alunos e professores do ISEF, que mais tarde será enquadrado no ISEF Agon Clube. A primeira deslocação de uma equipa portuguesa à Holanda e Bélgica foi realizada em Março de 1985.

Em Portugal, o Corfebol tem cerca de 1000 atletas federados sendo a sua captação efetuada essencialmente ao nível do Desporto Escolar. Em termos geográficos, há uma predominância de atletas na zona de Lisboa. Alguns dos principais clubes nacionais são o Clube de Carnaxide Cultura e Desportos, o Núcleo de Corfebol de Benfica, o Clube de Corfebol de Oeiras, a Escola Secundária de Carcavelos e o Grupo Desportivo dos Bons Dias.

Corfebol - Regulamento 22-23