Nota Introdutória

Nota Introdutória

A Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direção de Serviços da Região do Alentejo), sob a égide do Ministério da Educação, apresentam-se numa organização conjunta, em parceria com a Câmara Municipal de Sines e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, para realizar os Campeonatos Nacionais Escolares 2016, no escalão de iniciados, de 22 a 25 de junho, nas cidades de Sines, Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André.

Esta organização contará ainda com as escolas parceiras: o Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, o Agrupamento de Escolas de Sines, Escola Secundária Poeta Al’Berto, o Agrupamento de Escolas Santiago do Cacém e o Agrupamento de Escolas Vila Nova de Santo André.

A Direção de Serviços da Região Alentejo, como entidade organizadora, definiu como parceiros fundamentais estes Agrupamentos de Escolas que, ao aceitarem o desafio de acolher os participantes de várias modalidades, tornarão possível não só uma dinamização desportiva local mas também o convívio entre jovens de todo o país, segundo princípios desportivos e de cidadania, de estilos de vida saudáveis e da formação integral dos indivíduos.

Os concelhos anfitriões, que assumem o papel de coorganizadores, e os Agrupamentos de Escolas, estão fortemente envolvidos nesta intenção de transformar o evento num acontecimento marcante tanto a nível regional como a nível nacional.

Estarão em competição, os alunos apurados nos Campeonatos Regionais das 5 Direções de Serviço Regional, nas modalidades de Andebol, Badminton, Basquetebol, Futsal, Patinagem, Ténis e Voleibol.

Será, sem dúvida, um grande momento do Desporto Escolar, numa articulação simultânea de 9 locais de competição, permitindo quadros competitivos de 7 modalidades.

Associado ao programa competitivo haverá, ainda, lugar para os participantes desfrutarem de um programa sociocultural preparado com muitas surpresas.

Será, pois, a Festa do Desporto Escolar!