Padel Escolar

Padel Escolar

No âmbito do Protocolo de Cooperação Institucional, entre a Direção-Geral da Educação e a Federação Portuguesa de Padel, ao abrigo do Programa do Desporto Escolar 2017-2021, será implementado o Programa de Desenvolvimento de Padel Escolar de forma sustentada e com o objetivo de desenvolvimento da modalidade, em contexto escolar e em articulação com o subsistema federado, com base nos seguintes pressupostos e linhas orientadoras:

a)  Contribuir através desta modalidade desportiva para a humanização e sociabilização nas localidades, potenciando ainda a educação desportiva em contexto escolar;

b)  Promover a prática do Padel de forma abrangente, nos diferentes aspetos em que poderá contribuir positivamente para o desenvolvimento harmonioso das comunidades escolares e, em particular, dos alunos.

O projeto complementar do Padel Escolar é dirigido aos alunos dos agrupamentos de escolas e às escolas não agrupadas do ensino público, do ensino particular e aos estabelecimentos de ensino cooperativo e profissional, dependentes ou não do Ministério da Educação, legalmente reconhecidos, durante o decorrer do ano letivo 2018/2019.

É totalmente gratuito para as Escolas e respetivos alunos, destinando-se a todas as turmas/grupos que manifestem interesse em participar, devidamente enquadrados por um professor, desde que sejam garantidas todas as condições de deslocação dos alunos aos clubes, considerando a disponibilidade das Instalações Desportivas e, também, a alimentação.

A modalidade de Padel tem registado, nos últimos tempos, um enorme crescimento no panorama desportivo nacional. Reconhecendo a importância dos jovens na sustentabilidade desse crescimento, a Federação Portuguesa de Padel e a Direcção-Geral da Educação celebraram, em de Novembro de 2017, um "Protocolo de Cooperação Institucional" para o desenvolvimento da modalidade no Desporto Escolar, intitulada de Padel Escolar.

Pretende-se uma divulgação da modalidade em todos os estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, que possibilite a celebração de parcerias entre as escolas e os clubes desportivos de proximidade com instalações para a prática da modalidade, e proporcione aos alunos fazê-lo gratuitamente.

Dando continuidade a um dos eixos de desenvolvimento do programa, disponibilizamos o Guia Prático do Professor (em formato digital). O mesmo pretende ser uma ferramenta que permita ao professor divulgar a modalidade por todo o país.

Guia Prático do Professor