Fit Escola

Fit Escola

A plataforma FITescola tem como finalidade diagnosticar a aptidão física de cada aluno e da população escolar e, ainda, incentivar a prática de atividade física/exercício adequada (o) a cada jovem.
A plataforma, que se destina a todos os alunos do 1.º, 2.°e 3.° Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, gera informação dinâmica acerca da atividade física e da aptidão física dos jovens em Portugal. Gera as respetivas tendências em linhas de tempo selecionáveis e gera, ainda, informação relativa a alguns correlatos destas tendências. Para além destas funcionalidades essenciais à monitorização da atividade física e da aptidão física dos alunos ao longo de todo o seu trajeto escolar, permite também seguir o percurso desportivo dos alunos e criar um certificado neste âmbito. Esta funcionalidade permitirá monitorizar o histórico de participação desportiva dos alunos, nomeadamente a participação no âmbito do Desporto Escolar.

A plataforma FITescola dispõe ainda de um conjunto muito variado de recursos interativos concebidos para o processo educativo da atividade física, da aptidão física, comportamento sedentário, sono e da alimentação para os alunos e seus encarregados de educação. Utiliza para o efeito relatórios individualizados, tendo como referência a métrica da avaliação da aptidão física e a sua importância para a saúde, assim como da atividade física, dos comportamentos sedentários, de sono e alimentares adequados à fase de desenvolvimento dos jovens.

A informação gerada por esta plataforma e a sua monitorização ao longo do tempo é muito relevante para o sistema educativo, pelo facto de comportar muitos elementos operacionais e interativos para a qualidade do ensino e para o sucesso educativo, sempre em função de uma nação com mais jovens preferencialmente ativos e saudáveis, com impacto no bem-estar diário e na economia da saúde. Deve ser considerada também como necessária e muito importante para outros sistemas, tais como o sistema desportivo e o sistema de saúde. O sistema desportivo, através do respetivos organismos oficiais ou outros organismos como o Comité Olímpico de Portugal, poderá ter acesso a informação relevante para o sucesso da formação desportiva, como é o caso da aptidão física. O sistema de saúde poderá também ter acesso a informação essencial, como é o caso de indicadores de excesso de peso e obesidade, determinantes respetivas e monitorização nacional para integrar os sistemas de informação nacional.