Xadrez

Xadrez

Além de ser um dos jogos mais complexos que o Homem criou é um dos mais populares e antigos do mundo, atualmente jogado por mais de 600 milhões de pessoas. O Xadrez é um jogo de estratégia e tácita onde os jogadores movem 32 peças num tabuleiro de 64 casas. As casas divididas de forma igual são alternadas em cores claras e escuras.

Existem muitas lendas em torno da invenção deste jogo, acredita-se que tenha surgido na Índia há milhares de anos e evoluído na Europa. O Xadrez atual também designado por Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional surgiu na Europa no século XV.

A forma tradicional de jogar uma partida de Xadrez é presencial, dois jogadores estão presentes fisicamente. No jogo virtual, os xadrezistas disputam as partidas em computadores através de uma rede local ou da Internet.

No início de uma partida cada jogador dispõe de 16 peças: 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 dama e 1 rei. Cada uma das peças possui um valor e segue um movimento diferente.

O objetivo do jogo é dar “Xeque-Mate”, que provêm do persa “ShãhMãt” que significa “Rei morto”.  Quando isto ocorre o rei está a ser atacado e não tem possibilidade de fuga.

O Comité Olímpico Internacional (COI) reconhece a FIDE, como o organismo regulador do Xadrez, sendo este responsável pelos Campeonatos a nível Internacional (Olimpíada de Xadrez, Campeonato Mundial, Torneio de Candidatos, etc…), pela implementação das regras e pelos sistemas de rating. A Federação Internacional de Xadrez (FIDE), foi fundada em Paris no dia 20 de julho de 1924. Ela reúne 195 federações nacionais, sendo uma delas a Federação Portuguesa de Xadrez, criada a 22 de janeiro em 1927. Realçar que a FPX é membro do Comité Olímpico de Portugal, da Confederação do Desporto de Portugal, da Federação Internacional de Xadrez, da União Europeia de Xadrez e da Federação Ibero-americana de Xadrez. O lema da FIDE é "Gens una sumus", que em latim significa "Somos uma família".

"O Valor do Xadrez como ferramenta para a Educação e os seus benefícios sociais foram pela primeira vez reconhecidos por Benjamin Franklin, em 1786. "

No dia 15 de março de 2012 o Parlamento Europeu solicitou à Comissão e aos Estados-Membros que incentivassem o Xadrez na Escola. Considera que a modalidade desportiva é um jogo acessível às crianças de todos os grupos sociais, podendo contribuir para a coesão social, integração social, combate à discriminação e até mesmo luta contra diversas dependências.

O Parlamento Europeu considera que, qualquer que seja a idade da criança, o Xadrez pode melhorar a sua concentração, paciência e persistência e pode desenvolver a criatividade, a intuição, a memória, bem como competências de análise e de tomada de decisão; considerando que o Xadrez também ensina a determinação, a motivação e o desportivismo. Recomendação similar por parte da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

No Desporto Escolar, realça-se a presença da modalidade desportiva de Xadrez nas competições locais, regionais, nacionais e na “Gymnasidade”, competição organizada pela (ISF).

Em 2019 no último Campeonato Nacional de Desporto Escolar de Juvenis, individual o aluno José Fidalgo da Escola Básica do Castelo - Sesimbra foi o Campeão, em 2º Lugar, José Santos da Escola Básica João de Meira - Guimar e em 3º Lugar o Simão Barroso da Didáxis – Vale de S. Cosme. Relativamente ao Campeonato por Equipas: 1º Lugar Colégio de Gaia, 2º Lugar ES Sertã e 3º Lugar ES Pinhal Novo, Palmela

Datas Importantes:

Dia Internacional de Xadrez: 20 de julho

Dia Mundial de Xadrez: 19 de novembro

“O xadrez é a ginástica da inteligência”

Johann Wolfgang von Goethe (1876)

Xadrez - Regulamento 22-23