Ténis

Ténis

A origem do ténis situa-se no século XIX, em Inglaterra. No entanto, muitos historiadores acreditam que existe uma forte relação com um jogo em França, que data do século XII,  que usava a mão para bater a bola. No final do século XVI começaram a ser usadas raquetes para bater na bola e o jogo passou a chamar-se "ténis", do francês antigo Tenez, que pode ser traduzido como "segure" ou "receba".

O torneio mais antigo do mundo – Torneio de Wimbledon - realizou-se pela primeira vez em Londres, no ano de 1877, e gerou um debate sobre a padronização das regras. A 21 de Maio de 1881 surge a United States National Lawn Tennis Association que, para além dos aspetos regulamentares, veio organizar competições. Em 1924, a Federação Internacional das Regras de Ténis, hoje conhecida como International Tennis Federation (ITF) elaborou e promulgou as regras hoje conhecidas, introduzindo o “Tie-Break”.

Para além de Wimbledon, em 1877, surgiram o U.S. Open, em 1881, Roland Garros em 1891, e Open da Austrália em 1905, eventos de grande prestígio que hoje formam os denominados torneios do Grande Slam.

Após um largo período de afastamento dos Jogos Olímpicos, o ténis surge em 1984 como modalidade de demostração, sendo integrada em Seul, em 1988. O ténis em cadeira de rodas foi modalidade de demonstração nos Jogos Paralímpicos, sendo integrada definitivamente em Barcelona, 1992.

A Taça Davis é a principal competição internacional entre as federações nacionais no setor masculino e existe desde 1900 sendo que a versão análoga para senhoras, Fed Cup teve início em 1963.

A 16 de março de 1925, ano da primeira participação portuguesa na Taça Davis, nasceu a Federação Portuguesa de Ténis. A criação da instituição permitiu o enquadramento institucional da modalidade. Desde 1892 que eram desenvolvidas atividades de caráter social, sendo o Sporting Club de Cascais o primeiro clube referenciado no país.

Em 1902, realizaram-se os primeiros Campeonatos Internacionais de Portugal (singulares) e, em 1909, surgiu o Campeonato de Portugal de Inter-Clubes.

Em junho de 1910, no âmbito do Mês Desportivo, organizado sob a supervisão da Sociedade Promotora de Educação Física, realizou-se um torneio com cinco provas (singulares masculinos, femininos, pares-homens, pares-mistos), jogando-se, pela primeira vez no nosso país, uma prova de pares-senhoras. É, portanto, de 1910, a primeira referência de uma entidade ligada à Educação Física com responsabilidades na organização de uma prova de ténis.

Em 1993 surgem os primeiros grupos-equipa na modalidade ténis no Desporto Escolar, registando-se um crescimento gradual que justificou, em 2007, o estabelecimento de um protocolo entre a Federação Portuguesa de Ténis e a Direção Geral de Desenvolvimento Curricular, com intenção de promover e divulgar o ténis no Desporto Escolar.

Ténis - Regulamento 22-23