Mais de mil atletas no Corta-Mato 2018 em Albufeira

Mais de mil atletas no Corta-Mato 2018 em Albufeira

O Corta-Mato Nacional Escolar de 2018 decorre no Circuito das Açoteias, em Albufeira, nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro.

Mais de 1.000 atletas – vindos de todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira - vão competir nesta que é uma das provas mais emblemáticas do Programa do Desporto Escolar. Participam, também, pela terceira vez, alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Desde o início desta competição, em todas as fases que levaram ao apuramento (escolas, regional e nacional), participaram mais de 230.000 alunos.

O programa desta prova - que se inicia no sábado pelas 09H30 - inclui, para além do Corta-Mato do Desporto Escolar, que se realiza em diversos escalões, o Corta-Mato Nacional Curto da Federação Portuguesa de Atletismo, e o Corta-Mato Nacional Universitário da Federação Académica do Desporto Universitário.

A cerimónia de abertura realiza-se na noite de sexta-feira, dia 23, a partir das 19H15, no Palácio dos Congressos – Herdade dos Salgados, em Albufeira, contando com as atuações da Companhia de Dança do Algarve, Classe de Acrobática da Junta de Freguesia/Bombeiros Voluntários de Silves, bem como com a Classe de Representação – “P’lo Ar” da Escola Secundária Poeta António Aleixo de Portimão.

O Corta-Mato é a prova mais antiga do Desporto Escolar, realizando-se de forma regular desde o ano letivo 1973/1974. É a única prova que reúne todos os níveis de participação: desporto federado (Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto), universitário (Campeonato Nacional Universitário) e escolar.

Nesta prova serão apurados os representantes de Portugal no Corta-Mato Mundial, deste ano, que decorre em Paris, de 2 a 7 de abril.

A prova é organizada pela Direção-Geral da Educação - Divisão de Desporto Escolar e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo, a Federação Académica do Desporto Universitário, e a Câmara Municipal de Albufeira.