ENCONTRO NACIONAL DA ESTRUTURA DO DESPORTO ESCOLAR

ENCONTRO NACIONAL DA ESTRUTURA DO DESPORTO ESCOLAR

O encontro da família do Desporto Escolar.

Manhã de quinta-feira, 6 de novembro. A vista é das melhores que se poderia ter – o mar. O primeiro de três dias intensos está prestes a começar, depois de tantos planos e preparações, telefonemas e emails, chegou um dos eventos do ano – o Encontro Nacional da Estrutura do Desporto Escolar (ENEDE).

A família começa a chegar (sim, a família) - Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, regiões autónomas da Madeira e Açores. Começam os apertos de mão, os abraços, os risos e as conversas de quem já não se vê há algum tempo, todos prontos para o encontro, cheios de vida, energia e curiosidade.

Já na sala, as apresentações da equipa da Coordenação Nacional enchem a tela, ideias, factos, números do que foi o Desporto Escolar no último ano. Há orgulho nestes números. O Desporto Escolar está a crescer, a aproximar-se do que é ambicionado, o esforço de cada um é traduzido nestes algarismos, são pequenas conquistas diárias que fazem toda a diferença, que fazem acreditar que se pode ser a diferença.

Entre o almoço de convívio e a tarde passada em reuniões e sessões de trabalho o primeiro dia acaba depressa.

7 de novembro e uma novidade no ENEDE – as sessões decorrem na Assembleia da República. O entusiasmo é geral. Estão presentes os deputados da 8ª Comissão da AR – Educação Ciência e Cultura; o Subdiretor da Direção-Geral da Educação; e o representante do Diretor da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e outros representantes das atividades desportivas e educativas. Depois dos discursos são os Coordenadores Regionais que tomam a tribuna e mostram as suas apresentações, os seus números. É uma análise, uma partilha de cada região a todos os colegas, é tempo de afirmar as conquistas do ano e os planos do próximo.

A segunda parte do dia foi feita de forma dinâmica e criativa: através de uma abordagem proactiva, foram abordados os temas – o programa do DE, Organização e Gestão de Eventos, o Nível III, a qualidade desportiva escolar – usando jogos de dinâmica de grupos (role playing, jogos de ação e de personagem). Original e eficaz, os temas foram tratados, discutidos e conseguidos .

Manhã de 8 de novembro, a última do ENEDE, foi guardada para as conclusões. Fernando Egídio Reis, o Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário finalizou o encontro da melhor maneira.

Neste ENEDE foi dado um grande passo. É intuitivo que há um grande caminho a percorrer, mas é sabido que todos caminham na mesma direção e com o mesmo objetivo: "proporcionar o acesso à prática desportiva regular e de qualidade, contribuindo para a promoção do sucesso escolar dos alunos, dos estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa".