Desporto Escolar reuniu-se em Sintra para debater o futuro

Desporto Escolar reuniu-se em Sintra para debater o futuro

Entre 12 e 14 de novembro realizou-se, em Sintra, o Encontro Nacional da Estrutura do Desporto Escolar, que reuniu quase duas centenas de docentes, vindos de todos os pontos do País.

A iniciativa, que decorreu na Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos e na EB 2/3 da Sarrazola, em Colares, começou com a realização de Jornadas Técnicas. Em cima da mesa esteve o funcionamento desportivo, técnico e pedagógico das dez modalidades mais praticadas no Desporto Escolar a nível nacional, bem como a aposta na formação de professores e alunos árbitros, e ainda temas como ética e fair-play.

Durante 3 dias, mais de 150 professores, distribuídos por vários grupos de trabalho, debateram o desenvolvimento das modalidades e a qualidade desportiva escolar, apresentando as respetivas conclusões em sessão plenária, a implementar no próximo ano letivo.

Melhorar a taxa de feminização na prática do Desporto Escolar no escalão de infantis, para melhorar o nível de desenvolvimento das modalidades; ajustar quadros competitivos de forma a evitar perda de praticantes na transição de escalões, que nesta altura ronda os 50 por cento; e ajudar os professores na produção de conteúdos para facilitar o processo de realização de ações de formação de juízes árbitros nas escolas, foram algumas das conclusões a implementar em 2016/2017.

Para Paulo Gomes, Coordenador Nacional do Desporto Escolar, “a realização do ENEDE é fundamental para a evolução do Desporto Escolar, uma experiência de partilha de conhecimentos e de perspetivas que é essencial para melhorar o funcionamento das modalidades e o nosso modo de atuação.”

No evento, que se realizou pela 4ª vez consecutiva, estiveram presentes também o Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, e o Diretor-Geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, José Alberto Duarte.