Campeonatos Nacionais prestes a começar!

Campeonatos Nacionais prestes a começar!

Lisboa recebe o evento que vai juntar mais de 2.500 alunos, entre 14 e 17 de maio.

Pela segunda vez consecutiva, de forma concentrada, os Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar vão realizar-se em Lisboa. Ao longo de quatro dias, a cidade tornar-se-á numa verdadeira “capital do desporto escolar”, com a prática de 22 modalidades em simultâneo, em 18 locais distintos.

Os Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar, que acontecem entre 14 e 17 de maio, vão reunir mais de 2.500 participantes, vindos de todo o país, que se destacaram nas várias modalidades: Andebol, Atividades Rítmicas e Expressivas, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Beisebol, Boccia, BTT, Canoagem, Desportos Gímnicos, Futsal, Golfe, Natação, Orientação, Perícias e Corridas em Patins, Rugby, Surf, Ténis, Ténis de Mesa, Vela, Voleibol e Xadrez.

A Cerimónia de Abertura dos Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar decorre no dia 14 de maio, às 21h30, no Coliseu dos Recreios, e contará com a presença do Sr. Ministro da Educação e Ciência, Prof. Doutor Nuno Crato, que também estará presente na receção das comitivas no Terreiro do Paço, do Sr. Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Prof. Dr. Fernando Egídio Reis, do Diretor-Geral da Direção Geral da Educação, Dr. José Vítor Pedroso, e do Diretor-Geral da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Dr. José Alberto Duarte.

A iniciativa, organizada pelo Ministério da Educação e Ciência, contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, da Câmara Municipal de Lisboa, da Carris – Transportes de Portugal, da CP- Comboios de Portugal, do Metropolitano de Lisboa, do Coliseu dos Recreios, do Estádio Universitário de Lisboa, da Fundação Inatel e da HP – Hewlett Packard.

Com várias centenas de professores e voluntários envolvidos, os Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar contam ainda com a colaboração de 38 escolas de Lisboa, que garantem a satisfação de todas as necessidades, no que diz respeito a alimentação e alojamento, cedência de espaços de competição, apoio à gestão desportiva, dinamização cultural da prova e ainda divulgação multimédia da iniciativa.

Com a realização dos Campeonatos Nacionais, o Desporto Escolar fomenta a prática desportiva dos mais novos, ao mesmo tempo que promove a interação entre jovens vindos de todo o país e que permite um maior enriquecimento cultural.

Ao longo do ano, o Desporto Escolar proporciona a mais de 184.000 jovens a prática de 37 modalidades desportivas em todos os estabelecimentos de ensino do país, visando promover o acesso à prática desportiva regular de qualidade, com o objetivo de contribuir para a promoção do sucesso escolar dos alunos, de estilos de vida saudáveis e de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.