Campeonatos Nacionais Escolares Juvenis reuniram quase 4.000 participantes

Campeonatos Nacionais Escolares Juvenis reuniram quase 4.000 participantes

Decorreram entre 17 e 20 deste mês, em Viseu, os Campeonatos Nacionais Escolares Juvenis, nos quais estiveram presentes participantes prevenientes de todas as regiões do Continente e da Região Autónoma da Madeira.

A organização foi, uma vez mais, realizada de forma conjunta pela Direção-Geral da Educação (Coordenação Nacional do Desporto Escolar), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direção de Serviços Regional do Centro) e a autarquia de Viseu, tendo contado com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, na cerimónia de abertura.

Estiveram presentes 1.670 participantes (alunos, alunos árbitros, professores) nas diferentes modalidades em competição, e ainda, 1.300 participantes nos projetos complementares de Basquetebol 3x3 nas escolas e Tag Rugby nas escolas. Na organização destes campeonatos nacionais estiveram, ainda, envolvidos 285 alunos voluntários e 222 professores e técnicos superiores.

Em Viseu estiveram em competição os alunos apurados nos Campeonatos Regionais das cinco Direções de Serviço das Regiões do Continente, bem como alunos em representação da Região Autónoma da Madeira, que competiram em 12 modalidades, tanto no género feminino como no masculinos: andebol, atletismo, badminton, basquetebol, boccia, desportos gímnicos, futsal, golfe, natação, ténis de mesa, voleibol e xadrez, e dois projetos complementares (Basquetebol 3x3 e Tag Rugby), que decorreram em 16 locais de competição em simultâneo.

Pelo segundo ano consecutivo decorreu a iniciativa Desporto Escolar Solidário, através da qual foram recolhidos bens alimentares para doar a 2 instituições locais, Lar de Stª Teresinha e Lar de Stº António.

De destacar que foi lançada a iniciativa Desporto Escolar Sustentável, em colaboração com a Associação Zero e a Águas de Portugal, em que cada participante recebeu um cantil, evitando, assim, que centenas de quilos de plástico fossem desperdiçadas, tendo sido monitorizados os consumos e feita a avaliação da pegada ambiental do evento para que, em 2019, os campeonatos passem, em definitivo, a ser um exemplo de evento desportivo sustentável.

Consulte os resultados aqui.

Veja as fotos aqui.