Basquetebol

Basquetebol

Em 1891, na cidade de Springfield, nos Estados Unidos da América, um aluno pediu ao professor de Educação Física, James Naismith, que pensasse num tipo de jogo que pudesse ser praticado também em ambientes fechados, como salas de ginástica.

James Naismith concluiu que tinha de inventar algo completamente inovador: «Percebi que um indivíduo é fortemente influenciado pela tradição e que qualquer tentativa de modificar jogos já conhecidos seria sempre um fracasso. Tornou-se para mim evidente que era necessário um novo princípio».

A ideia era criar um jogo coletivo que pudesse ser praticado num recinto fechado e que não fosse violento.

Naismith combinou elementos dos jogos ao ar livre com conceitos de jogos que ele havia praticado em jovem - Duck on a Rock. Para ganhar este jogo, os jogadores atiravam pedras para atingir um alvo colocado num buraco cavado numa rocha. Uma bola e um "golo" elevados - estes eram os simples ingredientes.

É nesta fase da história que surgem os cestos de colheita de pêssegos. Naismith pensou em introduzir uma bola em buracos suspensos no ar, de modo a dificultar a sua defesa. Pendurou dois dos referidos cestos de fruta em paredes opostas e pôs os seus alunos em confronto, nove de cada lado. O objetivo era encestar a bola no lado contrário e não deixar os adversários marcar no seu cesto. Foi o primeiro jogo de basquetebol e o fim das monótonas aulas de Inverno. Não podiam «agredir» os adversários, mas a verdade é que o novo jogo entusiasmou os estudantes.

Como os cestos tinham fundo, era necessário ir, com a ajuda de uma escada, buscar a bola. O ritmo do jogo era, por isso, constantemente cortado. Foi inventado então um mecanismo controlado por um longo fio que, ao ser puxado, vertia o cesto e a bola caía no chão. Só numa fase posterior é que o fundo foi retirado, permitindo uma maior dinâmica da partida.

Cesto e Bola: Porque não Basketball?

Com a chegada das férias do Natal, os alunos foram a casa e ensinaram o novo jogo no local onde moravam. Não existiam ainda regras escritas no papel e, por isso, cada estudante jogava como se lembrava. Só em 1892, foram impressas as suas regras e se deu um nome à modalidade. Um dos alunos de James Naismith sugeriu: «Porque não basquetebol?». A que o docente respondeu: «de facto, temos um cesto e uma bola. Parece-me um excelente nome».

As origens

Embora o jogo inventado por Naismith fosse inteiramente novo, sem qualquer afinidade com outro já existente, tudo leva a crer que ele se tenha inspirado em outros desportos mais antigos: afinal, nas antigas civilizações da América Central e do Sul, já se jogava uma espécie de basquetebol.